quinta-feira, 28 de julho de 2011

Movimento sobre Gráficos

Movimentos sobre Gráficos

Vamos aqui trabalhar com funções que são obtidas a partir de operações algébricas nas variáveis das funções básicas já estudadas. Essencialmente, vamos identificar a nova função como sendo alguma função mais simples cujas variáveis sofreram uma sequência de operações algébricas. As operações algébricas correspondem à transformações no gráfico dos tipos "translação vertical", "translação horizontal", "dilatação/contração na direção vertical", etc...
Se a função tem expressão muito complicada, é claro que nem sempre este vai ser o caminho mais indicado. Neste caso devemos recorrer a técnicas mais avançadas de Matemática, como por exemplo as técnicas do cálculo diferencial.
O que queremos é, quando possível com esta técnica de transformação, « enxergar » rapidamente a forma do gráfico a partir de informações do tipo « o gráfico é obtido a partir y = x 3 aplicando-se uma dilatação vertical de fator k seguida de translação de a unidades na horizontal... »
As atividades serão desenvolvidas com o auxílio do programa Graphmat. O programa será usado para exploração de conceitos e para confirmação de respostas. Graphmat é um programa de domínio público, e assim pode ser usado nas escolas sem nenhuma restrição quanto a direitos autorais.
Para fazer o download do programa clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário